Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de junho de 2023

Quatro estilos de Locução


Quais são os estilos de locução para rádio?

Neste post, vamos apresentar quatro estilos de locução para rádio e dar algumas dicas de como aplicá-los.

1. Estilo informativo: É o estilo mais usado em programas jornalísticos, boletins de notícias e entrevistas. O locutor deve transmitir as informações de forma clara, objetiva e imparcial, sem expressar opiniões pessoais ou emoções. O tom de voz deve ser firme, sério e confiante, mas sem ser monótono ou cansativo. O ritmo deve ser moderado, nem muito rápido nem muito lento, e a dicção deve ser cuidadosa, evitando erros de pronúncia ou gramática.
2. Estilo persuasivo: É o estilo mais usado em programas comerciais, publicitários e promocionais. O locutor deve convencer o ouvinte a comprar um produto, contratar um serviço ou aderir a uma ideia. Para isso, ele deve usar argumentos lógicos, dados concretos e depoimentos de autoridade, mas também apelar para as emoções, os desejos e as necessidades do público. O tom de voz deve ser entusiasmado, dinâmico e envolvente, mas sem ser exagerado ou artificial. O ritmo deve ser rápido, mas sem atropelar as palavras ou perder a clareza. A dicção deve ser expressiva, variando a entonação e a ênfase conforme a mensagem.
3. Estilo coloquial: É o estilo mais usado em programas de entretenimento, humorísticos e musicais. O locutor deve interagir com o ouvinte de forma descontraída, informal e divertida, criando uma sensação de proximidade e cumplicidade. O tom de voz deve ser natural, espontâneo e alegre, mas sem ser vulgar ou ofensivo. O ritmo deve ser fluente, mas sem perder o controle ou a coerência. A dicção deve ser relaxada, usando gírias, expressões populares e regionalismos, mas sem comprometer a compreensão ou a correção.
4. Estilo narrativo: É o estilo mais usado em programas culturais, educativos e documentários. O locutor deve contar uma história, relatar um fato ou explicar um conceito de forma interessante, criativa e didática. O tom de voz deve ser suave, calmo e agradável, mas sem ser sonolento ou tedioso. O ritmo deve ser equilibrado, nem muito acelerado nem muito arrastado, e a dicção deve ser precisa, usando um vocabulário rico e adequado ao tema.

Esses são os quatro estilos de locução para rádio que você pode usar em diferentes situações e contextos. Assim, você vai conseguir captar a atenção dos seus ouvintes e transmitir a sua mensagem com eficiência.