Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de março de 2008

RJ foge da TV

O Rio de Janeiro está se desligando da TV. A audiência do sinal aberto na cidade despencou e, nos últimos três anos, quase 20% do total de televisores da Grande Rio foram desligados. A média diária que anteriormente era de 44%, caiu para 36% em pesquisa realizada em fevereiro deste ano. Apesar da queda nacional sobre o número de aparelhos ligados, não há registro de tanta perda quanto no Rio. Diante dos números, a Rede Globo já ligou sinal de alarme e procurou o Ibope a fim de descobrir as causas da evasão da TV aberta.

Segundo informa o colunista do jornal Folha de S.Paulo, Daniel Castro, a explicação para o desinteresse especula-se em torno de três motivos: "elevado número de evangélicos, alta pirataria a cabo em áreas controladas pelo tráfico e dificuldade de medição pelo Ibope." Com o resultado, o Rio ultrapassou Minas Gerais (38%) na lista das cidades que menos assistem à TV. Capitais praianas como Fortaleza e Recife mantêm índices altos: 46% e 45%. São Paulo vem logo atrás com 44% e Brasília com 41%.

Segundo informa a Folha, os dados foram obtidos junto à duas grandes emissoras de TV. O Ibope, por sua vez, não respondeu ao jornal sobre a queda dos números no Rio de Janeiro.