Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de junho de 2023

Como é programado vinhetas e trilhas na rádio?

                  Assista em vídeo

Vinhetas e trilhas são recursos sonoros que servem para identificar e referenciar a marca, o programa, o patrocinador ou a emissora de rádio. Elas são usadas para chamar a atenção do ouvinte, marcar transições, reforçar mensagens e criar conexão. Existem diferentes tipos de vinhetas e trilhas, que podem variar em duração, estilo e objetivo. Algumas formas de programar vinhetas e trilhas em uma rádio fm são:

- Vinheta de abertura: usada antes de iniciar o programa, para transmitir uma mensagem rápida como o nome do programa, o horário, o apresentador ou o tema.
- Vinheta de encerramento: usada após o encerramento do programa, para anunciar o programa ou evento encerrado, agradecer aos ouvintes ou convidá-los a continuar sintonizados.
- Vinheta de passagem: usada para marcar os intervalos comerciais, informando ao ouvinte que o programa vai voltar em breve ou que ele pode aproveitar as ofertas dos patrocinadores.
- Vinheta de mídia: usada para referenciar o patrocinador na abertura ou encerramento de programas, destacando sua marca, produto ou serviço.
- Vinheta de reforço: usada para reforçar o spot, para melhor identificação do produto. Ela é breve e serve para que o consumidor grave a marca do anunciante.
- Trilha musical: usada para criar um clima, uma atmosfera ou uma identidade sonora para o programa. Ela pode ser escolhida de acordo com o gênero, o público-alvo ou o tema do programa.

Para programar vinhetas e trilhas em uma rádio fm, é preciso ter um roteiro bem definido, um locutor profissional, um estúdio de qualidade e um software de edição de áudio. Além disso, é importante levar em conta a duração, a frequência, a criatividade e a adequação das vinhetas e trilhas ao contexto da rádio e do programa.
#radio #locutores